Zé Ramalho comenta citação no ENEM: “Sinto-me recompensado”

O cantor Zé Ramalho apareceu em uma das questões do ENEM 2021, com sua música “Admirável Gado Novo”. Sentindo-se grato e feliz pelo fato, o artista afirmou que o episódio denota a atualidade da faixa, assim como sua importância.

Apesar das denúncias recentes dos servidores do INEP em relação ao assédio do Governo para que questões de cunho político crítico e contrário à visão bolsonarista fossem suprimidas da prova, artistas como Zé Ramalho se fizeram presentes de forma importante.

A questão em que o cantor aparece fez parte da prova de ciências humanas, e exigia do participante uma reflexão sobre o contexto em que “Admirável Gado Novo” foi lançada. A resposta correta citava uma postura de passividade na sociedade brasileira.


“Sinto-me recompensado por essa letra, que já tem quase 50 anos, estar se destacando nessas avaliações oficiais do conhecimento atual dos alunos, que estão sendo testados”, afirmou Ramalho.


No ano em que a canção foi lançada, o Brasil vivia a ditadura militar. Apesar de não fazer alusão direta ao período, uma vez que o pedido do atual presidente foi de que a ditadura de 64 fosse abordada como uma “revolução”, a prova criticou a época indiretamente, e fez alusão a outros importantes períodos históricos do país.

Além da música de Zé Ramalho, a prova do ENEM 2021 também trouxe outras questões que contrariam a linha política conservadorista de Bolsonaro. Estimulando o pensamento crítico dos participantes, a prova contou com a música “Sinhá”, de Chico Buarque, e com um texto de Friederich Engels, coautor do Manifesto Comunista, em conjunto com Marx.

Além disso, as questões também trouxeram problemáticas importantes para as minorias sociais. O racismo, tema extremamente presente na sociedade brasileira e pertinente, foi abordado, desafiando os alunos e convidando-os a um pensamento mais crítico. Outro tópico abordado foi a dificuldade de inserção das mulheres no meio científico, dado o patriarcalismo que permeia a produção científica.






Categoria:ENTRETENIMENTO

Deixe seu Comentário